Artigo

Donkey-assisted rehabilitation program for children: a pilot study

Rose, P. D., Cannas, E., Cantiello, P. R., (2011). Donkey-assisted rehabilitation program for children: a pilot study. Ann Ist Super Sanità, 47 (4), 391-396. doi: 10.4415/ANN_11_04_11

A relação estabelecida com o animal tem vários benefícios em contexto terapêutico, nomeadamente no que diz respeito ao acesso à esfera emocional do cliente, bem como o seu efeito enquanto facilitador do envolvimento do mesmo com o ambiente terapêutico.

Foi realizado um estudo com crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, diagnosticadas com diferentes perturbações do neurodesenvolvimento. Para este estudo foram realizadas avaliações em três momentos da intervenção assistida por burros, no inicio, numa fase intermédia (3 meses) e numa fase final (6 meses). Os resultados deste estudo centrado na abordagem da criança em relação ao burro, demonstraram que, as crianças confiavam mais na expressão motora no que diz respeito à comunicação com o animal do que na linguagem.

Ao longo do artigo são ainda feitas referências às alterações que se verificam nas diferentes áreas do desenvolvimento devidas à terapia assistida por estes animais. 

2019. Andreia Silva, Andreia Abreu, Cátia Lopes, Mariana Martins e Rita Palma
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora