Artigos

A eficácia da terapia assistida por cães em pacientes com demência - uma revisão sistemática

Klimova, B., Toman, J., e Kuca, K. (2019). Effectiveness of the dog therapy for patients with dementia - a systematic review. BMC Psychiatry. doi: 10.1186/s12888-019-2245-x

A demência é exaustiva, quer mentalmente, quer a nível económico, tanto para o paciente como para os seus cuidadores; deste modo, este artigo explora a possível eficácia da terapia assistida por animais em populações com demência, mais concretamente, com Alzheimer.

Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de estudos desde 2016 até 2018, onde apenas seis dos mesmos foram utilizados na análise final.

As descobertas do estudo confirmaram o possível benefício das terapias assistidas por animais, quando direcionadas às necessidades particulares do paciente com demência, como complemento ao tratamento do mesmo, fosse qual fosse o grau de severidade da sua condição, especificamente nas áreas dos sintomas psicológicos e comportamentais.

Concluiu-se também a necessidade de mais pesquisa no que toca à metodologia da implementação das terapias assistidas por animais, e no uso dessa mesma terapia como facilitador de aumento de funções cognitivas em indivíduos com demência. 


Terapia Assistida por Animais num hospital pediátrico: relato de experiência de um programa extensivo

Berlanda, J., Narzetti, B., Paula, A., Gato, C., Brum, C., e Zuge, S. (2019). Terapia Assistida por Animais em um hospital pediátrico: relato de experiência de um programa extensionista. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, 7(1), 01-591. Retirado de https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/383/pdf

O programa Cãopanheiro teve o objetivo de promover, através da terapia assistida por animais, a qualidade de vida, bem-estar e saúde de crianças inseridas em contexto hospitalar, com foco sempre na importância de um ambiente lúdico, promotor de humanização, nos cuidados pediátricos.

O cão foi o mediador no processo de prestação de cuidados, tendo o programa sido conduzido por profissionais e voluntários da área em questão e bem capacitados.

A técnica usada mostrou-se inovadora, dinâmica, e com espaço para novos estudos nas variadas áreas cientifico-profissionais.


Motivação da higiene buco-dental, através do projeto cão cidadão UNESP

Paiva, E., Lucas, A., Oliva, L., e Aguiar, A. (2018). Motivação da higiene buco dental, através do projeto cão cidadão UNESP. Archives of Health Investigation, 7, 2317-3009. doi: 10.21270/archi.v7i0.3910

O projeto de extensão "Cão Cidadão UNESP" teve como objetivo diminuir o stress, medo, ansiedade e outros sentimentos negativos com que os pacientes com deficiência se deparam tanto antes, como no momento do atendimento odontológico.

Para tal, a equipa envolvida no projeto promoveu o passeio, escovamento dentário e ato de vestir, de cães, incentivando a pessoa com deficiência a realizar essas atividades, de modo a que pudesse, futuramente associar a imagem do dentista a uma sensação mais agradável e acolhedora, incentivando assim a higienização oral.

O projeto demonstrou-se de grande sucesso.


Benefícios da terapia assistida com cães no autismo infantil

Nascimento, S., Morero, J., Bragagnollo, G., Castro, R., Guimarães, M., Gama, G., Santos, I., e Santos, T. (2019). Benefícios da terapia assistida com cães no autismo infantil. Jornal de Ciências Biomédicas & Saúde, 4(3), 66-71. Retirado de https://www.researchgate.net/publication/337316121_BENEFICIOS_DA_TERAPIA_ASSISTIDA_COM_CAES_NO_AUTISMO_INFANTIL_BENEFITS_OF_DOG_ASSISTED_THERAPY_IN_CHILD_AUTISM

A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, conhecida pelas limitações ao nível da comunicação e interações sociais, bem como nos comportamentos e padrões repetitivos e restritivos que deixa no indivíduo que a possuí.

Assim sendo, através de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com pais de crianças diagnosticadas com PEA que tinham sido submetidas a terapia assistida com cães, pôde analisar-se os benefícios que este tipo de terapias pode trazer à criança, nomeadamente no aumento da coordenação motora e equilíbrio, na diminuição da ansiedade, na melhoria do relacionamento afetivo em casa e na maior interação social e comunicação.

O estudo conclui a possibilidade da ampliação das terapias assistidas com animais como estratégia terapêutica para a criança com PEA. 


Atividades e terapias assistidas por cães na reabilitação de crianças com paralisia cerebral e deficiências físicas e mentais

Elmacı, D., e Cevizci, S. (2015). Dog-Assisted Therapies and Activities in Rehabilitation of Children with Cerebral Palsy and Physical and Mental Disabilities. International Journal of Environmental Research Public Health, 12(5), 5046-5060. doi: 10.3390/ijerph120505046

O objetivo deste estudo foi avaliar os benefícios das terapias assistidas por cães na reabilitação de crianças com paralisia cerebral e deficiências físicas e mentais que tinham dificuldades em beneficiar de serviços de bem-estar e de promoção de saúde.

Neste estudo, que decorreu na Turquia, no período de três anos e envolveu crianças de várias idades, e três cães, foram definidos objetivos tanto para as crianças como para os terapeutas, tendo as atividades realizadas fundamento nesses objetivos estipulados.

Pôde verificar-se que as crianças aprenderam a lidar com as suas ansiedades e medos, conseguindo traçar metas e fazer planos para atingir o que desejavam; melhoraram a forma de usar os seus corpos de acordo com as suas capacidades; e aumentaram a capacidade de desenvolver empatia entre si e os seus cães, de receber e dar ajuda, e de comunicar.

Assim, o estudo revelou que as terapias assistidas por cães podem ser um bom método nos procedimentos de rotina de reabilitação destas crianças. 

2019. Andreia Silva, Andreia Abreu, Cátia Lopes, Mariana Martins e Rita Palma
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora